Você sabia que a infância é uma invenção relativamente recente? Crianças eram tratadas como pequenos adultos para serem colocadas para trabalhar o mais cedo possível e educação significava disciplina e punição. Então, apenas no século 20 veio a ideia de que crianças são fundamentalmente diferentes dos adultos e deveriam ser tratadas de acordo.
As pessoas começaram a entender que a criança tem um potencial incrível, tornando-se o símbolo inspirador do futuro. E o ideal de cuidado e educação infantil exercitou mentes de grandes pensadores, incluindo muitos dos campos da arte e do design.
E seguindo essa premissa e contexto histórico que o museu de arte moderna MoMA, de Nova Iorque, decidiu criar uma exposição que aborda a interseção entre o design modernista e o pensamento moderno sobre a infância. São mais de 500 itens expostos que incluem móveis, brinquedos, jogos, pôsteres, livros e muito outros objetos.
A exibição chamada de “Century of the Child: Growing by Design, 1900-2000” conta também com diferentes imagens da infância divididas em 7 seções cronológicas para contextualizar a evolução do pensamento de cada época.
Uma boa dica para quem estiver nos EUA, mas para quem estiver longe e ficou curioso com o conteúdo da exposição, o MoMA criou este hotsite exclusivo com imagens, textos e a mesma divisão cronológica da exposição física.
Acesse este site e compreenda o papel das artes e do design no desenvolvimento das crianças na história do século passado. E faça uma viagem no tempo, mas depois conte-nos o que você achou.
Comentários
Postar um comentário