Pular para o conteúdo principal

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.



Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso?

Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo.

Então vamos as dicas:

Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo.



Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português. 

Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido. 

Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto.

O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor. 

A idéia é construir um circuito que permita inverter o sentido da corrente, como na figura abaixo. 


Este circuito é conhecido como Ponte-H (H-Bridge) devido a configuração das chaves.





Quando ligamos um motor DC com uma bateria, observamos que ele gira numa velocidade constante e numa única direção. 

Para alterarmos o sentido da rotação do motor, basta apenas ligar os terminais do motor de forma invertida. 

Para que não seja necessário fazer essa operação manualmente, podemos utilizar uma ponte H. 

Pode-se criá-la facilmente com a finalidade de controlar o sentido da rotação de um motor utilizando chaves simples, relés ou transistores, bastando apenas entender o seu funcionamento. 

Uma ponte H básica é composta por 4 chaves mecânicas ou eletrônicas posicionadas formando a letra “H”, sendo que cada uma localiza-se num 

extremo e o motor é posicionado no meio.





Veja que na figura acima o sentido da corrente é determinado através de chaves que abrem ou fecham o circuito. 

Para fazer esse chaveamento iremos utilizar quatro transistores do tipo NPN (BC547). 

Esse transistor funciona mais ou menos como um interruptor. Ele é composto de 3 pinos (1-Emissor, 2-Base e 3-Coletor) como mostrado na figura ao lado. 


A "grosso modo" a conexão entre os terminais 1 e 3 é feita se e somente se for aplicada uma tensão no terminal 2.

Para montar uma ponte-H com este transistor são necessários:

  • 4x transistores NPN BC547 (pode-se utilizar outro transistor NPN);
  • 2x resistores de 10kOhms;
  • 2x LEDs;
  • Motor DC;
  • Fios.
O diagrama abaixo mostra como deve ser montado o circuito na protoboard. 

Repare que os dois LEDs estão ligados com polaridade invertidas, eles funcionam como indicadores do sentido de rotação do motor e podem ser retirados do projeto.

Pra quem já conhece o diagrama esquemático está abaixo.



E ai montei o circuito agora como e que este bicho funciona?
Ao colocar a alimentação que pode ver de uma fonte de PC reciclada, quando coloco a tensao do pino d1 em 5v (nivel alto o motor gira para um lado) ao colocar a tensao em nivel alto no pino d0 ele gira para o outro.

Utilizando uma placa de controle e sensores de fim de curso pra avisarem quando o curso chegou ao fim ja dá pra imaginar diversas aplicações em Robótica livre. 

A proposito estes transistores são pra motores pequenos, caso seja um motor de maior porte, os transistores tem de serem mais potentes.

A placa de controle vai ser objeto de outro post. Mas será logo, irei colocar também dicas pra montar o circuito de outras formas que na protoboard, pois tal dispositivo pode não estar disponivel pra todos.

Este circuito e grande de parte do texto foram adaptados de http://icexduino.blogspot.com.br/2011/06/projeto-manipulando-um-motor-dc-no.html que dá as dicas de como se usar um Arduino pra controlar um motor DC.


Aqui o projeto de uma ponte de capacidade maior para motores de maior porte.
http://www.robotizando.com.br/artigo_ponte_h_pg1.php


Comentários

  1. Boa noite,poderia me explicar como fazer uma ponte H com 2 transistores tip31c. Conforme projeto do link http://rgeorgel.com.br/site/carro-motor-dc/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe uma ponte h pode ser feita somente com 4 transistores, no caso citado cada transistor liga ou desliga um motor o transistor funciona como uma chave, a função da ponte h e fazer a reversao dos motores.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa diferença só é vista na vid

Como fazer um circuito para teste seguro de equipamentos eletronicos

Como posso evitar que um aparelho eletrônico estoure na minha cara quando estiver testando? Acho que esta pergunta e feita por muitas pessoas que tem de testar alguns equipamentos que chegaram para ser "reciclados" mas ainda existe um esperança que estejam funcionado, tais como fontes de computadores, monitores etc .. Construa passo a passo uma lampada série para a sua bancada de consertos de aparelhos eletrônicos, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos . Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente. As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo. A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lampada s