Pular para o conteúdo principal

Reciclagem de Equipamentos Eletrônicos

Procedimentos

Conheça os procedimentos envolvidos na reciclagem de eletroeletrônicos, baseados no cumprimento do ciclo correto da Logística Reversa.

DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO (PALESTRAS E DEBATES)


Divulgar na comunidade (empresas, escolas, condomínios, entidades de classe, associações, etc), através de palestras e debates, a importância da reciclagem, alertando sobre os riscos e danos causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico, bem como as alternativas ambientalmente corretas para estes resíduos, estimulando a prática da educação ambiental.

FORMAR PONTOS DE COLETA

Estabelecer parcerias com empresas, escolas, condomínios, etc, para a formação de pontos de coleta do lixo eletrônico  que, além de divulgar o nome da empresa, torna-o reconhecido pelo importante serviço prestado ao meio ambiente.

COLETA

Realizar periodicamente a coleta, com agendamento de locais e datas (rota), ou em postos de coleta (empresas, condomínios e demais centros), e transportá-los ao local aonde será realizado a  Reciclagem de Eletrônicos.

TRIAGEM E DESMONTE

Testar e desmontar cada equipamento, resultando em: 
  • Peças reaproveitáveis : Após testadas, encaminhadas para a montagem de equipamentos para a realização de trabalhos como oficinas de montagem e manutenção e envio para comunidades e entidades sociais utilizarem em suas tarefas diárias ou em programas de Inclusão Digital.
  • Peças destinadas ao artesanato : Separação das peças (não contaminantes e de difícil reciclagem) que serão utilizadas para as oficinas de artesanato com o lixo eletrônico.  
  • Peças recicláveis : Separadas por categoria para  envio às empresas de reciclagem e posterior transformação em matéria prima para fabricação de novos produtos.

OFICINAS E CURSOS


Como método de reaproveitamento das peças em funcionamento, promover oficinas e cursos de montagem e manutenção de computadores ou formar parcerias com escolas e entidades que ofereçam este tipo de serviço. 

PROMOVER INCLUSÃO DIGITAL

Dos equipamentos recuperados, promover a Inclusão Digital, através de envio à entidades beneficentes para uso em cursos de informática, uso da internet para pesquisas ou na administração da instituição.

CONFECÇÃO DE ARTESANATO

Durante a descaracterização dos equipamentos, são encontradas peças interessantes, que podem oportunizar a confecção de artesanato com lixo eletrônico, através de convênios com escolas e outras entidades para realização de oficinas, fomentando o desenvolvimento da educação ambiental, sendo uma importante ferramenta de geração de renda.  


 PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÕES, FEIRAS E AMOSTRAS

Utilizar os artesanatos confeccionados com o lixo eletrônico para expor em eventos de sustentabilidade, com a finalidade de estimular o envolvimento da comunidade nos assuntos ambientais ou comercializar as peças criadas.

EQUIPAMENTOS DE DESCONTAMINAÇÃO (Descontaminadora de Tubos CRT)

Instalar e utilizar os equipamentos necessários para descontaminação de tubos CRT, afim de cumprir corretamente os procedimentos ambientais.

DESCARACTERIZAÇÃO E SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES

Descaracterização dos equipamentos e separação dos componentes gerados, pelo tipo de cada material, para posterior envio à empresas certificadas, que farão os próximos processamentos até que os mesmos se tornem novamente matéria-prima para novos equipamentos. 


COMPONENTES GERADOS
  Fonte: http://metarreciclagem.blogspot.com.br/

ENCAMINHAMENTO AMBIENTALMENTE CORRETO 

Enviar os resíduos gerados à empresas certificadas e receber laudos conclusivos do destino ambientalmente correto destes resíduos.

Consultoria

Implantação do projeto, adequando os procedimentos à operacionalização da Logística Reversa, nas atividades de: 
  1. Divulgação e conscientização (Educação Ambiental).
  2. Criação de Postos de Coleta
  3. Adequação do espaço físico (leiaute).
  4. Coletas (individuais ou em postos de coleta).
  5. Triagem.
  6. Reutilização.
  7. Armazenamento.
  8. Separação.
  9. Descontaminação (tubos CRT e lâmpadas fluorescentes).
  10. Destino ambientalmente correto (logística e facilitação do transporte e venda).
  11. Documentação ambiental.
  12. Elaboração de projetos para captação de recursos. 
  13. Implantação dos procedimentos de reciclagem do lixo eletrônico nas prefeituras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa diferença só é vista na vid

Como fazer um circuito para teste seguro de equipamentos eletronicos

Como posso evitar que um aparelho eletrônico estoure na minha cara quando estiver testando? Acho que esta pergunta e feita por muitas pessoas que tem de testar alguns equipamentos que chegaram para ser "reciclados" mas ainda existe um esperança que estejam funcionado, tais como fontes de computadores, monitores etc .. Construa passo a passo uma lampada série para a sua bancada de consertos de aparelhos eletrônicos, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos . Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente. As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo. A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lampada s

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inverter o sentid