METARECICLAGEM
Iniciativas de democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação ─ TIC´s só podem ser consideradas efetivas à medida que promovem o uso crítico dessas ferramentas.
A oficina de MetaReciclagem tem como objetivo promover a aproximação entre as pessoas e os diferentes tipos de artefatos tecnológicos, levando aos outros graus de apropriação destes, em busca da transformação social, da ação colaborativa em rede e do aprendizado distribuído.
A MetaReciclagem, mais do que um projeto relacionado com tecnologia, é uma metodologia educacional, em que se aprende fazendo e questionando.
A geração de autonomia e a proposição de novas formas de mobilizar pessoas, organizar suas idéias e catalisar a inovação coletiva também são metas de MetaReciclagem.
Foram tratados os conceitos de desconstrução do discurso da indústria de TI: a obsolescência programada (tendência a trocar de equipamentos de tanto em tanto tempo), a restrição dos usos previstos para as tecnologias, a dependência de especialistas, dentre outros.
MetaReciclagem é principalmente uma idéia.
Uma idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social.
Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.
Na oficina também foram tratados os assuntos de destinação do lixo eletrônico, degradação e violação dos direitos ambientais, biodiesel, software livre e propriedade intelectual, economia solidária, foi realizada uma oficina de construção de móveis e outros objetos com PET, foram demonstradas todas as possibilidades de uso e realizado a montagem de um fogão solar portátil.
Os resultados observados foram desde o engajamento, questionamentos e solicitação para inclusão na rede Metareciclagem até o desinteresse completo, demonstrado por alguns alunos que não voltaram à sala depois do intervalo.
Observamos também que o domínio do conhecimento sobre as formas de reciclagem, embora no dia a dia, a prática deixe ainda a desejar.
A flor que nasce na lama A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis Texto de Rachel Siloé É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa dif...
Comentários
Postar um comentário