Pular para o conteúdo principal

1º dia de Oficina no Forum de Biotemas Unimontes

No laboratório de fisica da Escola Normal, contamos com a ilustre presença dos alunos:
Angela Regina Teixeira, Camila Silva de Queiroz, Wellington Matheus Souza Nunes, João Paulo Porto Dias, Amanda Gaia Ribeiro, Hygor Andrade Barbosa, Mirna Ingrid Rodrigues, Ione Rocha Queiroz, Lucas Silva Nobre, Haynara Leal Brandão, Ana Paula Durães de Almeida, Ianna Luiza do Nascimento Cerqueira, Wendla Monteiro Alves e Higor Rocha Tanam, e a ausência de 4 dos alunos inscritos na oficina que não puderam comparecer.

Iniciamos os trabalhos com a apresentação de todos, com uma breve descrição da expectativa em relação a oficina e uma justficativa pela escolha do tema.

Estas justificativas variaram entre não ter outra opção por causa das vagas, ate uma enorme curiosidade sobre o tema, mas com um maioria interessada.

Discorremos sobre a rede do metareciclagem, sua organização, estrutura, participantes, áreas de atuação, como se increver, o que seria uma lista de discussão, o que seria um esporo, uma conectaz, um lab, enfim conceitos que na maioria das vezes são um pouco incompreendidos pelos visitantes no site.
Falamos sobre os blogs o mutgamb, o mutsaz, o conceito do wiki, as pessoas que compoem a rede e como fazer para participar dela.

Discorremos de como criar as conectazes e participar dos esporos. No caso este esporo aqui.

Instiguei eles a participar da nossa lista e de nossas discussões intermináveis.

Depois iniciamos a construção de um Puf de Pet, mostrando como cortar as garrafas e montá-las, apesar de ser algo já bem conhecido apenas um dos alunos já havia participado da oficina de pet, e desconhecia a parte das junções. Foi desmontado e montado as estruturas basicas e foi ensinado como amarrar as garrafas utilizando o proprio fio de pet.

O pessoal se mostrou entusiasmado e participativo com a oficina.

Infelizmente não temos fotinhas, pois a bateria da maquina descarregou , mas a participação do pessoal foi filmada pelo pessoal da Unimontes para a documentação do evento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa dif...

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inv...

Tutorial para reciclagem da lampada

Ia montar um tutorial, pesquisando na net encontrei este no blog do Daniel, escrito pelo Fabricio , e cito aqui para não ficar recriando a roda.  Cuidado com as mãos o virdo quando quebra pode ser perigoso. Vamos ao trabalho. Você vai precisa de uma lâmpada fluorescente que esteja danificada Com o auxílio de um pano grosso, segure a parte de vidro e tente torcer para quebrar Nota: Geralmente elas abrem com facilidade. Basta girar e puxar sem aplicar muita força. Caso contrário, use a serra e corte onde elas se separam parar evitar cortes com o vidro da lâmpada. Dentro da lâmpada você irá encontrar o circuito reator. Lâmpada fluorescente aberta Você pode dessoldar os filamentos da lâmpada Você também não irá precisar da carcaça, então dessolde os outro dois fios que estão presos à carcaça Não jogue a carcaça fora! Ok, agora você tem o reator de uma lâmpada fluorescente. Agora basta saber se o circuito está em bom estado. Testando o r...