Pular para o conteúdo principal

Cozinhando com o sol

É possível cozinhar tudo no forno solar: arroz, feijão, verduras, carne, frango, peixe, batatas, pães, bolos, etc. (A única coisa que não pode ser feita é fritura).
Em geral o cozimento mais eficiente se faz em panelas médias ou pequenas, de preferência panelas rasas em vez de fundas, sempre pretas ou de cores escuras e com tampas.
A regra universal que garante o sucesso no forno solar é: coloque a comida para cozinhar cedo e não se preocupe se ela vai cozinhar demais ou queimar.
Em geral, usa-se menos água no preparo de arroz, feijão, ervilhas, lentilhas, etc, já que o vapor não escapa da panela, enquanto que no preparo de carne, peixe ou frango, assim como no cozimento de ovos, frutas, batatas, cenouras, beterrabas, chuchu, inhame, macaxeira, abóbora cortada em fatias, etc, não se usa nenhuma água.
Batatas e cebolas pequenas podem ser cozidas inteiras.
Para tudo mais vale a regra: pedaços menores cozinham melhor e mais rápido do que pedaços maiores.
O fato do vapor não escapar das panelas, combinando com o cozimento lento, a temperaturas mais baixas, aumenta o valor nutritivo dos alimentos e realça o sabor dos temperos resultando numa comida deliciosa apesar de possíveis diferenças na cor, no sabor e na textura dos alimentos cozidos na lenha ou no fogão a gás.
Além da economia de gás butano ou de carvão ou lenha, a grande vantagem do forno solar é a economia de tempo: uma vez colocadas as panelas dentro do forno, ao sol, entre 8 e 9 horas da manhã, não é preciso mexer, adicionar água ou controlar o tempo para não queimar.
Com isso, é possível sair de casa ou se ocupar com outros afazeres até a hora do almoço quando tudo estará cozido e quente, pronto para a mesa!

DICAS IMPORTANTES:

USE ÓCULOS ESCUROS AO TRABALHAR COM FOGÕES SOLARES. Proteja seus olhos da intensa radiação solar direta e concentrada!

TENHA PACIENCIA COM O COZIMENTO SOLAR. ALIMENTOS COZINHADOS LENTAMENTE PRESERVAM SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS (SÃO MAIS SAUDÁVEIS, NÃO QUEIMAM...)

NÃO SE ESTRESSE COM O TEMPO! SE O SOL NÃO APARECER, TENHA SEMPRE UM PLANO B! USE LENHA, CARVÃO, GÁS, ELETRICIDADE E DEIXE PARA OUTRO DIA PARA COZINHAR COM O SOL!

Orientações por tipo de alimento

COZIDOS cereais e grãos secos - (cevada, milho, milheto, aveia, quinoa, arroz, trigo): 2 horas. Comece com a mesma quantidade de água.
Da próxima vez que ajustar a seu gosto.
Se as condições de seu céu está aquém do ideal, você pode ter melhor sorte se você pré-aquecer a água e grãos separadamente, como sugerido para as massas.
Isso é especialmente útil se o grão ou é muito lento para amaciar (arroz integral, casco, mas não cevadinha) ou fica mole facilmente (millet, quinoa).
Para aprender a usar, grãos germinados mal e feijão, que têm dom de cozinhar muito bem, ver germinar as sementes e grãos .

Veja também arroz e mingau duro .

LEGUMES - ​​Não adicione água. Alcachofras: 2 1 / 2 horas; espargos: 1 1 / 2 - 2 horas; Outras verduras frescas: 1-1 1 / 2 horas.  Se eles já cozido bom gosto, mas perdem a sua bela cor verde. Feijão - secas: 3-5 horas. Usual quantidade de água, pode ser absorvido antes do tempo, beterrabas, cenouras, batatas e outros tubérculos: 3 horas. Repolho, berinjela: 1 1 / 2 horas se cortar. Berinjela vira marrom, como uma maçã cortada, mas o sabor é bom, milho na espiga: 1 - 1 1 / 2 horas. Os grãos de milho vai desaparecer um pouco se deixou já sob luz solar direta.. A casca se mantenha a umidade e proteger as sementes naturalmente. A meia preta limpa pode ser colocado sobre uma espiga de milho para ajudar a absorver o calor para acelerar o tempo de cozimento.Squash, abobrinha: 1 hora. Será que ficam murchos, se ficar mais tempo.

OVOS - Não adicione água. . Duas horas para gemas duras.. Se os brancos já cozidos vez acastanhada, mas o sabor é o mesmo.

CARNES - Não adicione água.. Se eles já cozida, é só pegar mais macia. Peixe: 1-2 horas; Frango: 2 horas cortada, 3 horas todo; carne, cordeiro, etc: 2 horas cortada, 3-5 horas para pedaços grandes; Peru, grande, todo: todo o dia

MASSA - Aqueça a água em uma panela e colocar massas secas com uma pequena quantidade de óleo de cozinha em outra panela e aqueça até ferver a água está próximo. Adicione a massa quente para água quente, misture e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Cozimento - é o melhor feito no meio do dia (9 ou 10:00 - 03:00 ou 2)
Pães: pães inteiros - 3 horas;
Bolos: 1 1 / 2 horas;
Cookies: 1 - 1 1 / 2 horas e não precisam ser cobertos.
Evite crostas fundo - eles ficam encharcados.
Meias pretas também pode ser utilizada para cobrir folha de papel de embrulho de pão de alho / ervas.
Leva algum tempo para o calor para trabalhar com, mas com o meia para a folha maçante ele acabará, eo sol faz pão fresco maravilhoso alho.

Molhos e molhos feitos com farinha ou amido - sucos de calor e de farinha, separadamente, com ou sem um pouco de óleo de cozinha na farinha. Em seguida, combinar e agitar. Ele estará pronto rapidamente.

ASSANDO NUTS - Asse descoberto. Amêndoas: 1 hora, Peanuts: 2 horas.

Orientações gerais

Após aa pouco de experiência, você verá como rapidamente você pode adaptar sua culinária e panificação presentes ao cozimento solar.  Usando o fogão solar pode reduzir a quantidade total de esforço na preparação das refeições.  Também cozinhar fora no verão permite eliminar o calor extra na casa. Com o cozimento solar, você começa as suas refeições no início do dia e depois relaxe. Ao almoço ou ao fim da tarde ou à noite, quando você está cansado após um dia de trabalho, o sol vai ter cozinhado o seu alimento.
A maioria dos alimentos, com exceção de biscoitos e sanduíches de queijo enfrentaram-aberto, são cozinhados em recipientes com tampas. A escuridão, potes salpicado GranitWare são os melhores para a maioria dos cozinhar e assar no fogão solar.(O torrador de rodada de 9 polegadas faz um belo naco de pão redondo). Tenha certeza de usar compressas quentes ao retirar as panelas do fogão, a panela estará muito quente!
ISe esta é sua primeira tentativa de cozimento solar, começar com algo simples, como frango, arroz, abobrinha, ou pão rápido, como o pão de banana. Assar as batatas também é fácil, mas não envolvê-los em papel de alumínio, basta colocá-los em uma vasilha escura coberta, sem acrescentar água.
. Alimentos como assados, estufados, guisados ​​de frango, batata, cenoura, assados ​​panela e arroz são quase impossíveis de cozinhar demais, portanto, o momento em que o alimento não é crítica.
Frango ainda será suculento e vai cair do osso quando as energias solar cozido quatro horas em vez das precisou de duas horas. A principal vantagem da cozinha solar é a flexibilidade em tempos de cozedura. Você pode remover o alimento qualquer momento depois que é feito.
Na cozinha o peixe fresco, você pode julgar quando o peixe está completamente cozida quando o suco começa a cair. Se você cozinhar o peixe em um rack, é fácil perceber essa mudança. Em seguida, verifique que o peixe é cozido com o osso na parte mais grossa.
Para melhores resultados, não cozinhe demais os alimentos seguintes: verduras, biscoitos, bolos e pão.
Use panelas escuro coberto ou panelas com tampas apertadas montagem. Com raras exceções (por exemplo, cookies), a tampa é mantido na panela enquanto cozinha.   Panelas escuras pode ser comprado em pares para que se possa ser virado de cabeça para baixo por uma tampa. Prenda com grampos da pasta.
A regra de ouro da cozinha solar é colocar comida na inicial, e NÃO SE PREOCUPE COM overcooking.
Você não precisa de mexer alimentos durante o cozimento. No entanto, é OK para verificar o alimento se você substituir rapidamente a tampa.
Coloque o hard-to-cook ou itens de maior quantidade na parte de trás do fogão, onde eles receberão sol mais direta. Ao usar vários vasos, coloque a comida fácil de preparar, na frente do fogão.
 O forno solar vai ser quente! Use pegadores de panela ao remover tampas ou panelas.
Para manter o alimento quente após o sol se põe, adicionar vários tijolos ou pedras pesadas quando você começar a cozinhar. Para maximizar a retenção de calor, baixa a tampa reflexiva sobre o vidro e cubra a panela com um cobertor.
Muitas refeições podem ser cozinhados sem reorientação, e você vai aprender com a experiência. Basta encarar o fogão de modo que a meio do tempo de cozimento o sol vai estar bem na frente do fogão com a hélice ficar lançando uma sombra sobre o titular da vara adequada. Com muita comida, ou com menos dias de sol pleno, à redefinição do forno uma ou duas vezes.
Para assar bolos ou pão em um forno solar de caixa , pré-aqueça o fogão por pelo menos meia hora antes de acrescentar os alimentos.
Se estiver a cozinhar uma grande quantidade de comida, ele vai cozinhar mais depressa se distribuída entre dois ou três pequenos potes, em vez de uma panela grande.
Vários pequenos, descoberto bacias podem ser colocados dentro de uma panela grande coberta para cozinhar.
As sobras são facilmente aquecidos no fogão solar.
A maioria das receitas demorar um pouco menos líquidas, quando cozidas em um forno solar.
Tempo de cozimento depende da temperatura dos alimentos, uma vez que é colocado no forno, bem como a luminosidade do dia.
Deixe bastante tempo. Alimentos segurar bem no forno solar sem chamuscar ou secagem.
Foco do forno e verificar sobre comida uma vez por hora quando você está apenas começando.  Mais tarde, você vai relaxar e tendem a cozinhar uma vez a cada duas ou três horas.
A maioria das receitas que chamam para uma temperatura mais alta vai fazer bem se você lhes der mais tempo.
Cozinhar times.jpg
Alta ajuste de altitude

A temperatura de ebulição da água é reduzida com o aumento da altitude. Por exemplo, a temperatura de ebulição da água é de apenas 95 ° C (203 ° F) a 6000 pés e isto atrasa o cozimento. Legumes e feijão pode ser difícil para cozinhar em grandes altitudes por causa deste efeito. Você pode tentar cozinhar os alimentos em potes de conserva escurecido com tampas de conservas regular e anéis apertados. A borracha de vedação permite um excesso de pressão para ser liberado, mas um fraco aumento da pressão é mantida e cozinhar velocidades. Só recomendamos potes de conserva padrão e tampas como eles são projetados para a pressão.

Tempos de cozimento :

O Fogão Solar
O êxito de um Fogão Solar reside na boa concepção e depois na boa construção de cada um dos três elementos que o formam, na sua correcta conjugação e utilização: o refletor/concentrador, a estufa e o tacho.
O Refletor/Concentrador
Num Fogão Solar a superfície refletora é a parte que mais e melhor se vê por ser a de maior tamanho e, por isso, a que mais chama a atenção. A sua função é a de captar os raios de sol e depois refleti-los sobre um mesmo ponto; é nesse ponto de concentração dos raios solares, e onde, por consequência, a temperatura vai ser mais elevada, que vai ser colocado o tacho com os alimentos a confeccionar.
A superfície refletora ideal é constituída por espelhos; porém, não é preciso tal exagero que tornaria o fogão pesado, caro, e exigiria manipulação cuidada. Para a superfície refletora usámos papel prateado colado sobre madeira.
A base da superfície refletora, em forma de concha, é formada por seis peças que são placas planas. Há ainda três painéis refletores rectangulares que, em funcionamento, se colocam verticalmente.
Todas as peças do refletor foram desenhadas sobre uma placa de "triplex" e seguidamente recortadas com serrote manual. 
São estas peças que podem ser de cartão rijo, ficando assim o fogão mais barato. 
Durante o funcionamento do fogão o refletor aquece um pouco, mas nunca corre o risco de arder.
Na fase seguinte procedeu-se à colagem do papel prateado, com cola para madeira; é uma tarefa delicada, que deve ser executada com cuidado, para que a superfície do refletor fique bastante lisa, a imitar um espelho.
A Estufa
A estufa tem a importante função de reter e acumular o calor no seu interior. 
Deve ser feita de material muito transparente, tal como o vidro, para deixar entrar o sol e aquecer o tacho que se coloca dentro dela.
Usámos uma folha de plástico muito transparente e maleável, tipo cristal. 
Porém, foi necessário construir uma estrutura em bambu para servir de suporte ao plástico. 
Esta estrutura é composta, geometricamente, pelas arestas de um prisma pentagonal irregular. 
De notar que a estufa assenta sobre uma superfície de 5 lados, pentágono.
A construção deve ser cuidada bem como a colocação do plástico nas faces superior e laterais da estrutura de bambu. 
Para fazer a sua tarefa, de reter e acumular o calor no seu interior, a estufa não pode ter buracos.
O tacho
O recipiente onde a comida vai a cozinhar pode ser o habitual tacho ou panela, ou simplesmente uma lata. 
Tem de ser de cor escura, de preferência preta, pois que só a cor preta absorve a totalidade de radiação; depois, por condução, transmite aos alimentos o calor que recebe. 
Para a pintura exterior podem pintar-se os recipientes com tinta própria para tubos de escape de automóvel ou motos, que suportam temperaturas superiores a 600ºC. 
Vulgarmente são vendidos em "spray".
As cores claras refletem a radiação sendo por isso menos convenientes.
Os recipientes de barro, desde que de cor escura são bem adaptados ao uso em Fogões Solares pois que "conservam melhor o calor".
A terminar
Num Fogão Solar é preciso que tudo seja bem feito e bem usado: o refletor bem revestido e bem virado ao sol, a estufa bem transparente e bem fechada, o tacho bastante escuro ou preto. 
Depois é só esperar 2 ou 3 horas, sem receio de a comida fique queimada; é esta última mais uma das vantagens dos Fogões Solares.

CONSTRUINDO SEU FORNO SOLAR

Material para fazer o forno solar (um forno ou mais, quando indicado):
1 - Material do lixo:
- Caixas de papelão grandes
- Jornais velhos ou lã de vidro ou algodão grosso ou palha
- Sacolas plásticas (tipo supermercado) - Dois cabos de vassoura, de madeira
- Tira de borracha de câmara de ar
- Chapa de metal (folha de flandres, folha de zinco, bandeja ou tampa de ferro, etc)
2 - Material comprado:
- Cola plástica branca
- Rolo de papel de alumínio (largura maior ou menor)
- Pregos finos de 3 centímetros
- Dois metros de plástico transparente (incolor) de 0,15 ou 0,20 de espessura ou mais grosso
- 3 metros de fio de nylon médio
- Uma lata de tinta preta fosca em aerosol (de preferência do tipo para alta temperatura) - Dá para mais de um forno
- Um litro de tinta látex de parede, qualquer cor (opcional) - mais de um forno
- Uma caixa de tachinhas de sapateiro, nº 11 ou nº 2 - mais de um forno
- Uma folha de lixa para madeira nº 80 - mais de um forno
- Uma folha de lixa para metal nº 220 ou mais fina - mais de um forno
- Duas panelas de alumínio com tampa (de preferência baixas e de grande diâmetro)
3 - Ferramentas para a oficina:
- Lápis ou caneta
- Régua
- Estilete
- Tesoura grande
- Tesoura para metal em folha
- Martelo
- Serrote
- Alicate
- Furadeira com broca fina
- Pincel chato médio ou rolo pequeno
As caixas podem ser maiores e o espaço entre a caixa menor e a maior pode variar para um pouco mais ou um pouco menos e não precisa ser igual nos 4 lados. A caixa maior também pode ser mais funda, mas a caixa menor não deve ultrapassar 20 cm de fundura para não aumentar a sombra projetada sobre as panelas quando o sol está mais baixo no céu.

Estimativas de Economia pelo Uso do Cozimento Solar


O estudo (fórmula) a seguir foi criado como um meio de estimar quantos dólares são economizados durante os meses de verão devido ao uso do fogão solar.
Para completar esse estudo, nós precisamos fazer algumas considerações básicas sobre os tempos de cozimento (todos os tempos são baseados nas médias observadas no Arizona). Para o propósito desse estudo, uma refeição completa é um prato principal (carne, peixe ou ave),arroz, vegetais cozidos ou outro prato secundário. Nós assumimos que um tempo médio de duas horas para o forno e uma hora para o fogão é suficiente para cozinhar toda a comida.
O prato principal (carne, peixe ou ave) seria então uma refeição parcial e requereria apenas duas horas de cozimento no forno.
O prato secundário (algo feito no fogão) seria igual a uma hora de tempo de cozimento.
Biscoitos ou um lanche iria requerer meia hora de cozimento.
Com essas definições, preencha a seção abaixo baseado na sua experiênca com seu fogão durante os meses de junho, julho e agosto. Ou, se você não tem um fogão solar, preencha a seção abaixo para ver quanto dinheiro você poderia economizar cozinhando com o sol durante o verão.
Quantas refeições completas você cozinhou? ________
Quantas refeições parciais você cozinhou? ________
Quantos pratos secundários você cozinhou? ______
Quantos lanches você cozinhou? ______
A fórmula que nós usaremos para determinar quanta energia você economiza é baseada em quantas horas você deixa de usar seu forno ou fogão comum (horas de cozimento evitadas). A quantidade de tempo que você gasta no cozimento solar não entra nessa equação.
Usando os números preenchidos anteriormente para a quantidade de vezes que você cozinha os quatro tipos de refeição, multiplique o número de refeições pelo número de horas de forno ou fogão de cada categoria. Esteja certo de computar o tempo de forno em separado do tempo de fogão.
__ (número de refeições completas) x 2,0 horas de forno = ___ horas de forno não usadas;
__ (número de refeições completas) x 1,0 hora de fogão = ____ horas de fogão não usadas;
__ (número de refeições parciais....) x 2,0 horas de forno = ___ horas de forno não usadas;
__ (números de pratos secundários) x 1,0 hora de fogão = ____ horas de fogão não usadas;
__ (números de lanches..................) x 0,5 horas de forno = ___ horas de forno não usadas.
Como os elementos que aquecem o forno e o fogão ficam ligando e desligando a eletricidade para manter determinada temperatura, a energia não é consumida durante todo o tempo de cozimento. Aqui nós vamos fazer outra suposição e assumir que cada elemento usa eletricidade apenas metade do tempo (outras fórmulas que têm sido publicadas não incluem esse passo e por isso os resultados são duas vezes maiores). Adicione todas as horas em que o forno não é usado e divida este número pela metade. Faça o mesmo com as horas calculadas para o fogão.
___ total de horas em que o forno não é usado (refeição inteira, parcial e lanches) dividido por 2 = _____
___ total de horas em que o fogão não é usado (refeição inteira, pratos secundários) dividido por 2 = _____
Pegue o número de horas em que o elemento de aquecimento do forno e fogão não é usado e coloque na seguinte equação:
{quantidade de horas de uso do forno evitadas x 3,2 kW + quantidade de horas de uso do fogão evitadas x 1,2 kW} = _____kWh
Esta equação permite a você determinar o número de quilowatts-horas que você economiza. Para calcular quanto dinheiro isso vale você deve agora pegar esse número e multiplicar pelo valor do quilowatt-hora. No Arizona a taxa é de US$0,10 por kWh. Então, o próximo passo é pegar o número de quilowatt-horas economizados e multiplicar pelo custo.
_____kWh x US$0,10/kWh = US$ _____
Se você tiver ar condicionado, você ganha economia adicional. Estima-se que para cada dólar que você gasta na cozimento (forno ou fogão), um gasto adicional de US$0,50 é requerido para refrigerar e desumidificar o ar condicionado doméstico. Os fogões solares não apenas não usam gás ou eletricidade como também não aquecem a casa. A fórmula a seguir determinará quantos dólares você economiza (em cozimento e aquecimento). Pegue o valor economizado devido ao cozimento solar no primeiro formulário e multiplique por 1,5. O número 1,5 representa os US$0,50 no custo de refrigeração de cada dólar gasto no cozimento. A resposta é a quantidade de dinheiro economizada neste verão devido ao cozimento solar.
US$ _____ x 1,5 = US$ ______
Essa é a quantidade que você poupa devido ao cozimento solar no verão passado. Entretando, essa fórmula não pode ser aplicada ao cozimento solar no invero, porque o calor do forno e do fogão poderiam realmente abaixar sua conta de aquecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa diferença só é vista na vid

Como fazer um circuito para teste seguro de equipamentos eletronicos

Como posso evitar que um aparelho eletrônico estoure na minha cara quando estiver testando? Acho que esta pergunta e feita por muitas pessoas que tem de testar alguns equipamentos que chegaram para ser "reciclados" mas ainda existe um esperança que estejam funcionado, tais como fontes de computadores, monitores etc .. Construa passo a passo uma lampada série para a sua bancada de consertos de aparelhos eletrônicos, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos . Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente. As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo. A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lampada s

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inverter o sentid