Pular para o conteúdo principal

Vamos lançar bumerangues!

Como Fazer  Bumerangues 

Modo de fazer 

1. Arranje um pedaço de papelão grosso. (0,5-0,7 mm).
2. Coloque papel carbono em cima do papelão; depois ponha o molde do bumerangue em cima do papel carbono.
3. Com uma caneta esferográfica, trace a forma do bumerangue no papel carbono. Não esqueça de desenhar a linha pontilhada ao longo da asa!
4. Desenhe uma marca no lado da frente para distingüi-lo do lado de trás.
5. Com uma tesoura, recorte com cuidado o bumerangue de papelão.
6. Coloque o bumerangue numa superfície plana e alise-o se estiver empenado.
7. Ponha uma régua ao longo das linhas pontilhadas. Usando uma caneta esferográfica, faça um traço firme sobre as linhas pontilhadas duas ou três vezes para facilitar a dobra das asas.
8. Faça pregas convexas em cada asa num ângulo de 10-30 graus.
(Se for canhoto, faça pregas côncavas)

Modo de lançar 

1. Segure uma asa do bumerangue entre o dedo polegar e o indicador, com a parte de cima virada para você (se for canhoto, segure o bumerangue com a parte de trás virada na sua direção).
2. Segure o bumerangue verticalmente.
3. Ao lançar o bumerangue, um pouco antes de soltá-lo dobre seu pulso como se estivesse desmunhecando para fazer com que o bumerangue gire mais.
4. Lance o bumerangue para frente no nível do olho, como se lança um dardo.

Por que um bumerangue retorna? 

Ao mesmo tempo em que o bumerangue voa no ar verticalmente ele também gira.
Enquanto gira e se desloca para frente no ar, a asa de cima do eixo possui uma velocidade maior do que a asa que fica embaixo.
A diferença de velocidade cria uma diferença na força ascencional: a asa superior possui uma capacidade de elevação maior que a asa inferior.
Como o bumerangue está girando num eixo e que a força ascencional é maior na parte de cima da rotação, a força aplicada faz com que a direção do seu movimento vire para esquerda e ele volte.
É semelhante a um pião, que gira para evitar a queda.
Isto se chama precessão giroscópica.

Para Saber Mais :

Associação de Bumerangue do Japão (JBA) http://www.jba-hp.jp/ 
Rede de Bumerangue de Kansai (KBN) http://www.kbn3.com/ 
Associação de Bumerangue dos Estados Unidos (USBA) http://www.usba.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa dif...

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inv...

Tutorial para reciclagem da lampada

Ia montar um tutorial, pesquisando na net encontrei este no blog do Daniel, escrito pelo Fabricio , e cito aqui para não ficar recriando a roda.  Cuidado com as mãos o virdo quando quebra pode ser perigoso. Vamos ao trabalho. Você vai precisa de uma lâmpada fluorescente que esteja danificada Com o auxílio de um pano grosso, segure a parte de vidro e tente torcer para quebrar Nota: Geralmente elas abrem com facilidade. Basta girar e puxar sem aplicar muita força. Caso contrário, use a serra e corte onde elas se separam parar evitar cortes com o vidro da lâmpada. Dentro da lâmpada você irá encontrar o circuito reator. Lâmpada fluorescente aberta Você pode dessoldar os filamentos da lâmpada Você também não irá precisar da carcaça, então dessolde os outro dois fios que estão presos à carcaça Não jogue a carcaça fora! Ok, agora você tem o reator de uma lâmpada fluorescente. Agora basta saber se o circuito está em bom estado. Testando o r...